top of page

QUARTA-FEIRA 23/10

8h30 as 12hs

FOTOGRAFIA E LITERATURA - UM DIÁLOGO (MAIS QUE POSSÍVEL) - PARTE II


EMENTA: Nesse curso, o fotojornalista João Correia Filho fala sobre a possível transposição da linguagem escrita para a linguagem fotográfica, e como a literatura pode ser uma ferramenta eficaz no aprimoramento do olhar. Com base em ensaios e livros realizados ao longo de sua carreira, ele aponta os caminhos imagéticos presentes em grandes obras da Literatura Universal, ao mesmo tempo em que mostra como a literatura auxilia no desenvolvimento de seu trabalho como fotojornalista. Num segundo momento, que envolve a prática, ele orienta uma saída fotográfica na qual os alunos irão a campo tendo como base textos literários. A oficina termina com a edição do material, no segundo dia de aula.

 

RESPONSÁVEL:  João Correia Filho

www.flickr.com/photos/joaocorreia

 

LOCAL: Sala Júpiter - FUNDEB

Vagas: 20

Requisito: Câmera Fotográfica Digital

OS DESAFIOS DA PESQUISA NA INTERNET

 

EMENTA:

Apresentar breve revisão teórica dos autores que se dedicam ao estudo da Metodologia da Pesquisa para, sobre e da Internet, levantando métodos principais, perspectivas e desafios representados pelas TIC´s na Pesquisa em Comunicação, destacando as possibilidades através da adaptação de métodos de análise dos meios tradicionais de comunicação para os novos meios. Para tanto, serão realizadas atividades como exposição e discussão de conceitos, demonstração de recursos audiovisuais, acesso aos sites de exemplo e referência. Como atividade prática serão sugeridos exercícios de aplicação dos conceitos e metodologias apresentados.

 

RESPONSÁVEIS: Kátia Viviane Vanzini da Silva, Vanessa Grazielli Bueno do Amaral

 

LOCAL: Laboratório de Editoração Audiovisual (LEA)

Vagas: 15

 

A PRODUÇÃO JORNALÍSTICA NA EDITORIA DE JORNALISMO CULTURAL

 

EMENTA:

A proposta é uma breve explanação histórica do jornalismo cultural, com quais princípios surgiu, fazendo um contraponto com a prática desta editoria no dia de hoje. Identificar o papel dessa editoria e passar pelas várias funções que ela tem assumido ao longo do tempo. Discutir a identidade do jornalismo cultural e a importância do jornalista cultural. Exemplificar o dia a dia, a rotina e a produção jornalística da editoria. Confrontar a teoria e a prática e fazer uma análise dos critérios de noticiabilidade que influenciam a pauta do jornalismo cultural nas empresas de jornalismo. Em um segundo momento, formular pautas com os participantes, que podem ser feitas individuais ou em até três pessoas. A pauta, após aprovada, deve ser produzida pelos participantes com deadline específico, para posterior divulgação no caderno de Cultura do Jornal da Cidade (desde que cumprida, revisada e aprovada pela editoria do caderno). Vou acompanhar a produção de pauta nos tantos dias que me forem permitidos trabalhar dentro do evento; após isso, a orientação será via e-mail e/ou reuniões agendadas com os participantes que tiverem mais dificuldade.

 

RESPONSÁVEL: Mariana Pícaro Cerigatto

 

LOCAL: Laboratório de Relações Públicas

Vagas: 20

PLANEJAMENTO GRÁFICO DE PRODUTOS JORNALÍSTICOS - PARTE I

 

 

EMENTA:

Elementos do projeto gráfico e critérios de planejamento. Formato e papel. Organização estrutural da publicação. Identidade visual. Grid e modulação. Tipologia. Cores. Editoração eletrônica. Pré-impressão. Análise de páginas de referência.

 

RESPONSÁVEL: Tássia Caroline Zanini

 

LOCAL: Laboratório de Editoração Eletrônica (LEE)

Vagas: 25

Acompanhe o evento pelo Twitter

Acompanhe a página

Assista nossos vídeos no Youtube

  • c-tbird
  • c-facebook
  • c-youtube

WORKSHOP SOBRE NEGÓCIOS SOCIAIS - MOVIMENTO CHOICE

 

 

 

 

RESPONSÁVEL: Amanda Valença; Talita Gomes

 

LOCAL: 

Vagas: 25

MEDIA TRAINING: COMO PREPARAR NOSSOS ASSESSORADOS?

 

EMENTA:

Ao conhecer bem a rotina dos veículos de comunicação e todo o processo que envolve a divulgação de uma notícia, o assessorado passa a ser, de fato, um parceiro de seu assessor de imprensa, contribuindo para divulgações eficientes, de interesse público e com estratégias adequadas. Daí, a importância crucial de preparar as fontes assessoradas.

 

RESPONSÁVEL: Elaine de Sousa

 

LOCAL:

Vagas: 20

LOCUÇÃO E PRODUÇÃO DE PODCASTS - PARTE II

 

 

EMENTA:

Apresentar as principais técnicas para a apresentação de programas radiofônicos em diferentes formatos, fazendo a locução de textos artísticos, comerciais ou noticiosos, aplicando a linguagem adequada aos diferentes estilos. A atividade também tem como objetivo apresentar os principais métodos para a elaboração de material radiofônico em formato de podcast.

 

RESPONSÁVEL:WELLINGTON CÉSAR MARTINS LEITE

 

LOCAL: Estúdio de Rádio do DCSO (Mundo Perdido)

Vagas:15

MINICURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS E ESTRATÉGIAS DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS
 

EMENTA: O curso Elaboração de Projetos Culturais e Estratégias de Captação de Recursos irá apresentar uma forma mais pragmática, simples e objetiva de conceber e viabilizar a elaboração, o gerenciamento e a captação de recursos para projetos culturais no PROAC, Lei Rouanet e Orçamento Geral da União (Portal de Convênios-Siconv). O mini-curso oferecerá aos participantes a visualização das diversas etapas que compõem o projeto, desde a concepção da idéia, elaboração, aprovaçãp, captação, execução e prestação de contas.

 

RESPONSÁVEL:  Antonio Francisco Maia de Oliviera (Chico Maia)

 

LOCAL: Sala Saturno - FUNDEB

Vagas: 20

QUARTA-FEIRA 23/10

14h30

© 2013 Comissão Organizadora - Semana da Comunicação 2013

bottom of page