top of page
CONVIDADOS, PALESTRANTES, CONFERENCISTAS E OFICINEIROS
  

Apresentamos a seguir os convidados elencados para compor o rol de atividades da Semana de Comunicação 2013.

Os profissionais, palestrantes e conferencistas refletem o caráter multidisciplinar e híbrido das parcerias e colaborações desenvolvidos no decorrer da organização do evento.

MATTHEW SHIRTS

Cronista do jornal O Estado de São Paulo desde 1994, Matthew Shirts tem uma coluna quinzenal no Caderno 2, às segundas-feiras. Também é editor-chefe da Editora Abril e da revista National Geographic Brasil, onde trabalha desde 1999. Há 34 anos, ele deixou os Estados Unidos para morar no Brasil. Nascido na Califórnia, formou-se em Ciências Sociais pela Universidade de Berkeley, fez um ano de intercâmbio na FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) da USP e pós-graduou-se em História na Universidade de Stanford.

 

 

 

 

MARINA KLINK

Marina Bandeira Klink descobriu o continente gelado em 1994, por incentivo do marido, o navegador Amyr Klink, e nunca mais quis deixar de viajar para o extremos sul do planeta.  Marina passou a atuar como fotógrafa, registrando com afinco os pinguins, glaciares, geleiras e tormentas que se revelavam diante de seus olhos em lugares como a Península Antártica, a Geórgia do Sul e as Ilhas Malvinas (Falkland). 

 

 

 

 

SERGIO AMADEU

Sérgio Amadeu da Silveira é graduado em Ciências Sociais (1989), mestre (2000) e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2005). É professor adjunto da Universidade Federal do ABC (UFABC). Integra o Comitê Científico Deliberativo da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber). Consultor de Comunicação e Tecnologia. Foi professor titular do Programa de Mestrado da Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (2006-2009). Presidiu o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (2003-2005). É membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Pesquisa as relações entre comunicação e tecnologia, práticas colaborativas na Internet e a teoria da propriedade dos bens imateriais. Autor dos livros: Exclusão Digital: a miséria na era da informação e Software Livre: a luta pela Liberdade do conhecimento. Desenvolve trabalhos nos seguintes temas: exclusão digital, tecnologia da informação e comunicação, sociedade da informação, economia informacional, cidadania digital e Internet. É parecerista AD-HOC da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

JORGE JOSÉ ZAFFORE

Doutor em Ciências Jurídicas pela Universidad Nacional de La Plata (ARG), especialista em Telecomunicações e Direitos da Informação Social. É pesquisador do Programa de Incentivos (PROINCE) do Ministério da Educação da Argentina, professor titular nos programas de graduação e pós-graduação nas Universidad Nacional de La Matanza (UnLaM), Universidad Nacional de La Plata e Universidad de Buenos Aires (UBA) Entre os livros de sua autoria, destacam-se 1. “El derecho como conocimiento.”; 2. "Mass media: Derecho y poder.”; 3. “Dos mundos, una epistemología”; 4. “La información social. Derecho y Regulación”, 5. “La Comunicación Masiva. Regulación. Libertad y Pluralismo”.

 

 

 

VERÓNICA GOYZUETA

Estudou Letras na PUC de Lima; Jornalismo na UnB de Brasília e é mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie. Atualmente é correspondente do jornal espanhol ABC e comentarista do programa Legião Estrangeira, na TV Cultura. Foi correspondente das agências de notícias Dow Jones (EUA), mergermarket, do grupo Financial Times (FT), e Notimex (México). Foi presidente Associação dos Correspondentes Estrangeiros (ACE) entre 2000 e 2009 e co-organizadora dos livros "Guerra e Imprensa. Um olhar crítico da cobertura da Guerra do Iraque", (São Paulo, Summus, 2003), e "O Brasil dos Correspondentes", (São Paulo, Mérito, 2008).

 

 

 

 

PEDRO EKMAN

Diretor Geral do Instituto Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação

 

GABRIEL ROSSI

Estrategista de marketing, profissional focado na construção e gerenciamento de marcas e reputação na era digital, palestrante e comanda a equipe da Consultoria que leva seu nome. É docente da Fundação Getúlio Vargas (FGV) realiza workshops para corporações como a Petrobrás e participa como keynote em eventos de destaque em diversos segmentos como o Fitness Brasil, ExpoSystems (congresso e exposição para feiras e eventos), Fórum Alta Performance Na Era Digital e Fenalaw. Também palestra no Universo do Conhecimento, fórum de cultura contemporânea que tem entre seus colaboradores o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e os filósofos Yves Michaud, Edgar Morin e Robert Castel. Possui artigos publicados no O Estado de São Paulo, HSM e colabora com veículos como TV Globo, Bandnews TV, Folha de São Paulo, Jornal O Globo, Revista Veja, Jornal do Comércio, rádio CBN, EcoDesenvolvimento, TV OAB, Nós da Comunicação, Correio Popular de Campinas, entre diversos outros.

 

 

 

FERNANDO BARBOSA

Graduado em Rádio e TV pela Universidade Anhembi Morumbi, pós graduado em mídia, informação e cultura pela ECA/USP e mestre em Televisão Digital pela UNESP. É sócio da 8KA Produções Audiovisuais Ltda., empresa do ramo audiovisual que produz webséries e conteúdos on demand para internet. Produziu a websérie #E_VC?, apontada pela MTV Brasil como uma das melhores webséries de 2011 e premiada em 2013 como melhor docu-drama no LAWEBFEST, em Los Angeles, além de trabalhos realizados para a Nestlé, Danone, entre outros. É professor universitário em São Paulo/SP e pesquisa roteirização, formatos audiovisuais para internet, modelos de negócio, produção de webséries e transmedia storytelling.

 

 

 

 

FLORA PAULITA

Com apenas 20 anos de idade e há 19 no meio artístico, Flora Paulita deu seus primeiros passos na carreira em vídeos comerciais. Atualmente, a jovem trabalha como atriz e dubladora e, dentre seus inúmeros trabalhos, destaca-se a dublagem da Pequena Miss Sunshine, Moegi em Naruto, Elicia Hughes em Fullmetal Alchemist e Europa na Saga de Hades


 

 

ANTONIO MARTINS

Jornalista e ativista social. Atualmente é integrante da Associação Outras Palavras, associação que ele fundou, e é membro do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial. Também foi fundador e editor do Le Monde Diplomatique Brasil, edição internet; fundador e primeiro editor da Agência Carta Maior,  criador e editor dos sites Planeta Porto Alegre, Porto Alegre2003 e Porto Alegre 2002, teve passagem como editor, redator e repórter na Revista Veja, a Agência M-Giora,  Central Única dos Trabalhadores, União Nacional dos Estudantes; jornal A Classe Operária, do PCdoB,  revistas Retrato do Brasil, Reportagem, Caros Amigos, Fórum, De Fato, Revista dos Bancários, Alquimia.

 

 

 

PAULO CANNABRAVA FILHO

Jornalista desde 1957, com experiência profissional bastante diversificada, com atuação no Brasil e no exterior. Especializado em planejamento e elaboração de projetos na área de comunicação social e marketing cultural, tem realizado pesquisas documentais e iconográficas de resgate histórico. Atualmente é diretor da Nova Sociedade Comunicação Ltda, empresa especializada nas áreas de elaboração e desenvolvimento de projetos de comunicação para empresas; assessoramento de planejamento estratégico participativo; jornalismo e editoração em geral; computação gráfica com ênfase na Internet. É sócio fundador e atual presidente do conselho diretor da Associação Brasileira da Propriedde Intelectual dos Jornalistas Profissionais - Apijor e membro do conselho da Associação Brasileira de Anistiados Políticos - Abap.

MAYRA FERNANDA FERREIRA

Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da FAAC/Unesp - Bauru (2009). Bacharel em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo pela Unesp -SP (2006). Professora Substituta do Departamento de Comunicação Social da FAAC/Unesp (2011/2012/ 2013). Professora Bolsista do Departamento de Ciências Humanas da FAAC/Unesp Bauru (2008-2009). Professora Voluntária do Cursinho Pré-Vestibular da Unesp- Bauru (2007-2008 e 2010/2011). Pesquisas relacionadas ao jornalismo televisivo, impresso, digital e infância. Membro- fundadora da Agência Júnior de Jornalismo da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Unesp - Bauru (2006). Jornalista da Tv Universitária Unesp. 

 

 

 

 

CAIO CESARO

Doutor em Multimeios pelo Instituto de Artes da Unicamp (2007) e Mestre em Comunicação e Mercado (2001) pela Faculdade de Com. Social Cásper Líbero (1997). Seu principal trabalho acadêmico apresenta uma perspectiva técnica e crítica da aplicação da tecnologia na recuperação de acervos cinematográficos. É docente desde 1999. Ministra cursos e realiza palestras sobre a produção e a circulação audiovisual e a gestão de projetos culturais. De 2004 a 2013, trabalhou na Kinopus Audiovisual, ocupando diversas funções. É produtor de inúmeros filmes, premiados em diversos festivais nacionais e exibidos no exterior. Tem textos publicados em veículos como Revista de Cinema, Revista Filme Cultura e Ensaios Fotográficos. Entre 2006 e 2013, foi coordenador de Comunicação e Circuitos da Programadora Brasil, sendo responsável pelo cadastramento e acompanhamento de mais de 1.500 pontos de exibição audiovisual de circuitos não comerciais de todo o país. A partir de 2010, integra o Conselho Editorial da Revista Alterjor, vinculada ao Grupo de Pesquisa em Jornalismo Popular e Alternativo da ECA/USP. Atualmente é coordenador geral de Fomento e Incentivo às Atividades Audiovisuais da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.

 

 

 

 

THIAGO BORBOLLA

Thiago Borbolla, aka Borbs, depois quase 11 anos de Judão, resolveu dominar o mundo. Deu os primeiros passos, tornando-se um corpinho bonito na MTV, mas agora é apenas um ex-VJ "Gordo e Nerd", mesmo.

ALEXANDRE PERIM

Graduado em Gestão em Marketing pela UNIP-SP, com especialização na ESPM – Escola Superior de Propaganda e marketing de São Paulo em Direção de Filmes Publicitários e na Escuela Internacional de Cine e Tv de Sto Antonio de Los Banos em Cuba em Produção Executiva de Projetos internacionais de TV e Cinema. Foi Diretor de mais de 1.000 comercias para a TV nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Pará. Dirigiu programas nos canais TV Cultura Minas, Rede Record no Pará, GTV em Vitória (ES), TV Tribuna e TV Liberal Pará, afiliada à Rede Globo, na qual foi Diretor durante dois anos. Tem experiência na produção de campanhas publicitárias, de documentários, com mais de 80 trabalhos realizados, e na organização de eventos artístico-culturais.

ROGER PASCOAL

Roger Pascoal é pesquisador, professor, consultor e produtor multimeios. Doutorando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, desenvolve pesquisa sobre a linguagem hipertextual nas redes digitais com apoio de bolsa da CAPES. Mestre (2008) pela mesma instituição, realizou pesquisa sobre colaboração e cognição na Web. É especialista em processos artísticos pelo Instituto de Artes da UNESP-SP (2002) e jornalista pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP-SP (1999). Lecionou em cursos de graduação (Universidade Metodista de São Paulo) e extensão em nível de pós-graduação (Cogeae/PUC-SP). Como profissional independente, atua na criação, gestão e alimentação de sistemas informativos na Internet. Participa como produtor cultural de projetos artísticos e socioculturais promovidos por diferentes instituições, públicas e privadas. Nesses trabalhos, desenvolve pesquisas e processos comunicacionais e poéticos em diferentes mídias.

LUIZ CARLOS AZENHA

Formado em Jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo. Começou a carreira no Jornal da Cidade de Bauru, e logo se transferiu para a TV Bauru, afiliada da Rede Globo. Posteriormente, em 1985, se tornou correspondente internacional da Rede Manchete nos Estados Unidos. Lá também foi colaborador da Folha de São Paulo, da Rede Norte-Americana CNN, da Rede Canadense CBC e da Rádio Jovem Pan de São Paulo. Participou de importantes coberturas internacionais, como a queda do Muro de Berlin, em 1989. Também se destacou com coberturas esportivas, no jornalismo investigativo e em reportagens especiais. Hoje, Luiz Carlos Azenha é editor do blog “Viomundo”, que se define como “um espaço dos movimentos sociais e de contraponto à mídia tradicional”, e, desde 2010, é diretor geral do projeto editoral do programa "Nova África", na TV Brasil. O jornalista possui dois prêmios Vladimir Herzog: na categoria TV, pela matéria jornalística "Menor bóia-fria", quando atuava pela TV Bauru, e uma menção honrosa pela matéria veiculada na TV Cultura com o título: "Luta na Terra de Makunaíma" em 2008.

  

FÁBIO PROCÓPIO

Fábio Procópio é Relações Públicas formado pela Unesp. Já foi Presidente e Diretor Administrativo da Empresa Júnior de Relações Públicas – RPJr; bolsista do Projeto de Extensão Universitária, na Assessoria de Comunicação e Imprensa da FAAC e prestou serviços de assessoria em comunicação digital para diferentes companhias. Trabalhou na startupVivaReal Network, em Bogotá (Colômbia) prestando serviços na área de Relações Públicas e Mídias Sociais. Mais recentemente, em Ribeirão Preto/SP, atendeu marcas como Natura, Coca Cola e McDonald´s na assessoria de imprensa Conceito Comunicação, e atualmente trabalha no departamento de marketing e eventos da Editora Saraiva.

 

 

 

 

 

 

FABIO TURCI

Fabio Turci se formou em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Unesp/Bauru em 1997 e tem MBA em Economia e Mercado de Capitais pela Fundação Instituto de Administração.  Começou a carreira cobrindo política em um jornal impresso de Bauru, em seu terceiro ano de carreira, entrou na afiliada da TV Globo na cidade – inicialmente, como produtor, e, meses mais tarde, como apresentador, editor e repórter. Depois, passou por outra afiliada, a TV Vanguarda, em São José dos Campos, e por fim, foi para a TV Globo em São Paulo, onde está há 10 anos eparticipou de grandes coberturas, a mais recente, a visita do Papa Francisco ao Brasil em Julho de 2013. Turci é vencedor do Prêmio de Jornalismo da Comissão Europeia de Turismo 2011 e do Prêmio Confederação Nacional da Indústria de Jornalismo em 2012.

 

 

 

 

 

IGOR FELIPPE

Igor Felippe Santos se formou em jornalismo pela PUC-SP em 2004. Atualmente é integrante da Coordenação nacional do setor de comunicação do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), do qual é militante desde 2005. O jornalista também faz parte do Conselho Editorial do jornal Brasil de Fato, um semanal político criado por movimentos sociais, e do Conselho do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, organização focada na luta, conjunta com outros movimentos, pela democratização da comunicação.

JOÃO CORREIA FILHO

Jornalista com especialização em Jornalismo Literário. Atua na área desde 1993 e desenvolve projetos que envolvem literatura. Com mais de 15 anos de experiência, já se aventurou pelo universo de escritores como João Guimarãesn Rosa, Ítalo Calvino e João Cabral de Melo Neto. Tem nos livros uma grande fonte de inspiração para suas reportagens, publicadas em diversos jornais e revistas no Brasil e no exterior. É autor de Lisboa em Pessoa – guia turístico literário da capital portuguesa e À luz de Paris – guia turístico literário da capital francesa, que inauguraram um novo estilo de livros para viagem. Lisboa em Pessoa foi ganhador do Prêmio Jabuti 2012, na categoria Turismo.

ANTONIO FRANCISCO MAIA (CHICO MAIA)

Tem experiência na área de Administração e Gestão Pública, Elaboração de Projetos, Captação de Recursos, Terceiro Setor e Comunicação. É Especialista em leis de incentivo à cultura (Lei Rouanet) e Lei de Incentivo ao Esporte. Mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2007) e Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário de Votuporanga-SP. É o Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento de Bauru. Foi Diretor do Departamento de Elaboração de Projetos, Contratos e Convênios, da Prefeitura de Bauru (SP). É pesquisador do Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã (LECOTEC-Unesp).É ex-professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Bauru, no curso de Relações Públicas, na PUC-Campinas e da Universidade do Sagrado Coração (USC), em Bauru. Foi professor no curso de Comunicação Social, nas Faculdades Integradas de Jaú e no curso de Captador de Recursos, no SENAC (Bauru) e no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e do Terceiro Setor, na ITE (Instituição Toledo de Ensino). É sócio-fundador da DSM Consultoria em Gestão de Projetos

JÉSSICA BALBINO

Jornalista e escritora, autora dos livros “Hip-Hop – A Cultura Marginal” (independente, 2006) e “Traficando Conhecimento (Ed. Aeroplano, 2010). É editora do portal G1 (www.g1.globo.com), mas é também especializada em jornalismo periférico. Ministra oficinas, workshops e palestras sobre hip-hop, literatura periférica e cultura marginal. Lançou e mantém em Poços de Caldas projetos de incentivo às artes e a leitura, como o Leia (Literatura Amplificada), com a distribuição de livros e cultura nas periferias da cidade. Faz assessoria de imprensa para projetos ligados à literatura e também para artistas do hip-hop e escreve para veículos especializados como Central Hip-Hop/Bocada Forte, Portal e revista RAP Nacional e Viva Favela. Integra também movimentos como o Hip-Hop Mulher e a Frente Nacional de Mulheres do Hip-Hop (FNMH²) e participa de eventos por todo o Brasil com estes coletivos. Idealizou e lançou junto ao grupo Inquérito a campanha “Um Brinde”, cujo videoclipe de combate ao alcoolismo foi exibido em 200 pontos no Brasil e cinco no exterior (Portugal, EUA, Cuba, Guiné Bissau e Inglaterra). Já participou das antologias “Pelas Periferias do Brasil – vol. 1” (Independente, 2007), “Poesias para o trabalho” (Independente, 2009), “Poetas do Sarau Suburbano – Ritmo e Poesia” (Ponteio, 2011), “Pode Pá Que É Nóis Que Tá” (Um Por Todos, 2012) e ajudou a organizar e trabalhou na comunicação do livro e projeto “#PoucasPalavras” (Literarua, 2011).

 

 

 

 

 

 

CARLOS EDUARDO XAVIER

Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, com especialização em andamento em Marketing Digital pelo Centro Universitário FECAP

 MARIA EUGÊNIA PORÉM

 Doutora em Educação e Mestre em Comunicação pela Unesp. Especialista em Comunicação, Marketing e Negócios pela Universidade de Marília. Atualmente é professora assistente do curso de Relações Públicas e membro da Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), UNESP/Bauru. Atua como professora em curso de especialização e coordena projetos de extensão universitária na Faac/Unesp. Foi gestora da área de Comunicação e Marketing, atuou como coordenadora de curso de pós-graduação em Gestão da Comunicação Mercadológica,e como assessora da Comissão Própria de Avaliação (CPA) nas Faculdades Integradas de Bauru (FIB). Possui experiência profissional e de consultoria nas áreas de Comunicação, Relações Públicas, Publicidade e Marketing, com mais de 25 anos de atuação no mercado de Bauru e Região.

 

 

WELLINGTON CÉSAR MARTINS LEITE

Mestrando em Comunicação Midiática pela UNESP de Bauru - SP. Possui graduação em Comunicação Social - habilitação em Radialismo pela Faculdade de Artes, Arquitetura e Comunicação (FAAC) da UNESP de Bauru - SP (2003). Atualmente é locutor da da rádio Unesp Fm da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência em rádios AM e FM, ensino de locução profissional no SENAC Bauru, além de ter trabalhado na área de Ciência da Computação, formado pelo Colégio Técnico Industrial de Bauru (CTI - UNESP), com ênfase no ensino de Softwares Básicos. É diretor do Sindicato dos Radialistas de Bauru e região.

  

JULIANA GOBBI BETTI

Mestre em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, atuando principalmente com os seguintes temas: Estrutura, Técnicas e Processos de Produção da Notícia; Jornalismo Radiofônico; Produção Radiofônica; História da Comunicação e do Jornalismo; Teorias e Metodologia da Comunicação; e Identidade Regional.

 

 

 

 

 

 

RENE RODRIGUEZ LOPEZ

Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo pela Universidade do Sagrado Coração (2007). É mestre pelo PPG em Televisão Digital, da Universidade Estadual Paulista (Unesp Campus Bauru). Foi bolsista do Laboratório Aberto de Interatividade da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), exercendo diversas atividades vinculadas à divulgação científica. Atualmente é produtor da TV Unesp, sendo responsável por programas de caráter informativo e educativo.

 

 

KÁTIA VIVIANE VANZINI DA SILVA

Mestranda em Comunicação Midiática pela Unesp/Bauru, Especialista em Estratégias da comunicação, bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo. Foca seus estudos nas áreas de comunicação pública do judiciário, agronegócio, entretenimento e a novas tecnologias.

 

 

 

 

 

 

VANESSA GRAZIELLI BUENO DO AMARAL

Mestranda em Comunicação Midiática pela Unesp/Bauru e bacharel em Comunicação Social - habilitação em Publicidade e Propaganda. Tem seus estudos voltados para novas tecnologias, internet, direito à informação, governo eletrônico, e portais de serviços eletrônicos de governo.

 

 

 

 

 

MARIANA PÍCARO CERIGATTO

É jornalista e educadora. Mestre em Comunicação, Informação e Educação em Televisão Digital pela Unesp, campus de Bauru. Foi bolsista do projeto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) "Mapeamento de Serviços Públicos Locais para Celular e Internet: Unindo Inclusão Digital, Aprendizagem da Língua e Exercício da Cidadania em Atividades Extracurriculares", com financiamento da Capes. Foi assistente da pesquisa da Unesco em 2010 e colaborou com a publicação "Marco Regulatório das Comunicações no Brasil". É integrante do grupo de pesquisa 'Mídia, Educação, Cultura e Novas Cidadanias', da UFTM. No mercado profissional, atua como repórter de Cultura do Jornal da Cidade de Bauru, mas já atuou em outras editorias/áreas: Geral, Polícia e Economia. Possui ainda experiências anteriores com assessoria de imprensa. Ministrou aulas em caráter temporário (professora bolsista) em disciplinas dos cursos de comunicação da Unesp (Relações Públicas e Rádio e TV). No curso de licenciatura em Letras da Universidade do Sagrado Coração (USC), ministrou aulas de mídia-educação em caráter temporário. Seus estudos acadêmicos são voltados a temas de mídia-educação, novas mídias e tecnologias, educação a distância, jornalismo on-line e cultural, novas narrativas, cinema e linguagem audiovisual.

 

FRANCISCO ROLFSEN BELDA

Professor do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), docente do Curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital. Tem graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2009). Foi repórter e editor de jornais e revistas, em universidades e empresas de comunicação; coordenador editorial da Agência Multimídia de Educação e Comunicação Científica do Instituto de Estudos Avançados da USP em São Carlos (2006-2009); e gerente de internet e diretor do jornal Tribuna Impressa e do portal Araraquara.com (2009-2011). Tem experiência na área de Comunicação Social e atua principalmente nos seguintes temas: jornalismo científico, planejamento editorial, gestão de informação, tecnologia educacional e mídias digitais.

 

 

PEDRO SANTORO ZAMBON

Graduado em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, foi bolsista de iniciação científica CNPq/PIBIC em dois projetos: uma pesquisa sobre as Matrizes Teóricas Ibero-Americanas em Televisão Digital e um estudo sobre a relação entre as Indústrias Criativas e a Propriedade Intelectual. Membro do Lecotec (Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã), foi bolsista de extensão para a implementação do Acervo Ibero-Americano de Televisão Digital. Ingresso no programa de mestrado em Comunicação Midiática na Unesp, pesquisa os Jogos Eletrônicos enquanto mídia e indústria criativa, além das políticas públicas para o setor. Dentre as áreas de interesse do pesquisador, se incluem: Jogos Eletrônicos, Indústrias Criativas, Novas Mídias, Políticas da Comunicação, Indústrias Criativas, Mídias Digitais e Políticas Públicas.

 

 

 

 

 

DANIELE FERNANDES:

Graduada em Arquitetura e Urbanismo (2001) pela UNESP - Universidade Estadual Paulista e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009), com pesquisa sobre o processo criativo no design de mídias digitais. Tem experiência na área de Comunicação, Design e Arquitetura, com ênfase na problemática da visualidade e da espacialidade na comunicação. Atua principalmente com os seguintes temas: comunicação digital, linguagem fotográfica, semiótica, estética, teoria da imagem e tecnologia. Sua atuação engloba a pesquisa, o ensino e a extensão na hipermídia (web design e games) e na TV Digital Interativa, além da mídia impressa e dos ambientes arquitetônicos e cenográficos. Principais instituições em que já trabalhou: UNESP (graduação), SENAC-SP (pós-graduação)e ZDL - Assessoria de Imprensa (fotógrafa).

ANDRÉ BARBOSA:

Superintendente de Suporte da EBC (Empresa Brasil de Comunicação)André Barbosa foi assessor da Casa Civil da Presidência, fez mestrado pela Metodista (trabalhou com gêneros radiofônicos na pesquisa) e doutorado pela USP (sobre redes de rádio). Foi professor nestas duas instituições e trabalhou cerca de dez anos no mercado em emissoras de rádio e de TV. É superintendente de Suporte da EBC (Empresa Brasil de Comunicação).

VITOR CAFAGGI

Vitor Cafaggi é natural de Belo Horizonte, se formou na UEMG como designer gráfico e já trabalhou como diretor de arte. Mantém o site Puny Parker onde publica as tirinha “Puny Parker” e “Valente”. Em 2009 foi um convidado para participar da HQ “MSP50” onde fez uma releitura do personagem Chico Bento. Atualmente dá aulas na casa dos quadrinhos e publica semanalmente a tira “Valente” no jornal o Globo.

 

 

LUCIANA CAFAGGI

Lu Caffagi estuda jornalismo em Belo Horizonte e trabalha como ilustradora. Publica os seus quadrinhos no blog los PantozelosEm 2011 lançou a sua primeira HQ impressa, “Mixtape”, uma coletânea de quatro histórias baseadas em canções e em 2013 publicou em parceria com o irmão a HQ “Laços” com o selo MSP.

ELAINE DE SOUSA

Por 14 anos foi assessora de imprensa do Hospital Centrinho-USP e, atualmente, assumiu a Assessoria de Comunicação e Imprensa da Famesp, subsede Bauru, responsabilizando-se pela Comunicação do Hospital de Base, Hospital Estadual, Hospital Manoel de Abreu, Maternidade Santa Isabel e Ambulatório de Especialidades Médicas (AME).

 

 

 

 

 

 

 

 

JOÃO FLÁVIO MORAES DE LIMA

Mestre em Comunicação pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP, campus de Bauru, instituição pela qual graduou-se em 2001. Atua como discotecário-programador e produtor na Rádio Unesp FM, emissora cultural e educativa vinculada ao Centro de Rádio e Televisão da Universidade Estadual Paulista. Pesquisa os códigos sonoros presentes na produção midiática e ministra cursos correlativos, tendo atuado como professor-bolsista no curso de Comunicação Social na citada instituição. Supervisiona discentes e bolsistas em atividades técnicas, além de dispor de conhecimento especializado em softwares de edição e produção de peças audiovisuais. Atualmente, também atua como docente na Universidade Paulista (UNIP) ministrando aulas relacionadas à disciplina de Criação e Produção em Rádio e em Audiovisual para o curso de Publicidade e Propaganda.

 

MARINA FONTANELLI

Aluna de Jornalismo da Unesp de Bauru, formada em Radialismo- setor Locução pelo SENAC de Bauru. Professora da Oficina de Rádio do Programa Mais Educação nas escolas Waldomiro Fantini e Dirce Boemer Guedes de Azevedo. Participação em programetes veiculados na Rádio Unesp FM.

 

 

SSIA CAROLINE ZANINI

Professora do curso de Jornalismo da Universidade Estadual Paulista - UNESP desde 2011 e editora e revisora da Revista Comunicação Midiática (PPGCOM UNESP) desde 2010, é mestre em Comunicação pela UNESP; graduada em Comunicação Social - Jornalismo e especialista em Fotografia: Práxis e Discurso Fotográfico pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Midiática, e atua principalmente com temas relacionados a Jornalismo, Produção de Sentido, Discurso Midiático, Linguagem Visual, Teoria da Cor, Fotografia e Teoria da Imagem.

 

 

FRANCISCO CÉSAR FILHO

Cineasta e produtor cultural nascido em São Paulo, em 1958, estudou Cinema e Filosofia na Universidade de São Paulo. Criador e organizador da Mostra do Audiovisual Paulista, é diretor do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, curador da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, e da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental. Como realizador, dirigiu uma série de curtas-metragens premiados, começando por Poema: cidade (1986), em parceria com Tata Amaral. Na década seguinte, dirigiu os curtas Rota ABC (1991), premiado nos festivais de Brasília e Oberhausen (Alemanha), Zona Leste alerta (1992), A era JK (1993), prêmio da crítica em Brasília, entre outros. Na televisão, dirigiu as séries Vanguardas, e Nós na tela, do Canal Brasil. Foi também diretor do programa semanal Primeiro plano, exibido pela rede TVE Brasil, após temporadas nos canais GNT e TV Cultura. Entre 2008 e 2009, respondeu pela gerência de aquisição de conteúdo da TV Brasil. Em 2012, finalizou seu primeiro longa-metragem, Augustas e o documentário Futuro do Pretérito: Tropicalismo Now!, codirigido com Ninho Moraes.

© 2013 Comissão Organizadora - Semana da Comunicação 2013

bottom of page